Desde os anos 70 que a japonesa Toshiko Horiuchi MacAdam tem vindo a desenvolver projectos artísticos que envolvem a utilização de técnicas e materiais têxteis, nomeadamente crochet, em obras de grandes dimensões que interagem com a arquitectura do espaço expositivo.
Mas foi na década de 90, durante a exposição da sua obra "Multiple Hammock No. 1" que uma pergunta inocente mudou o rumo sua do trabalho da artista: duas crianças aproximaram-se da artista e perguntaram-lhe se poderiam brincar na sua escultura, uma rede suspensa e colorida.
Toshiko concordou e ficou a observar com curiosidade a forma como a sua obra ganhava uma nova vida à medida que se ia deformando enquanto as crianças tentavam subir até ao topo.
Esta ideia, fruto do acaso, veio a determinar o caminho para o trabalho posterior da artista japonesa e, três anos mais tarde surgia "Rainbow Net" uma obra que destinava não só a ser exibida, mas também a ser utilizada como parque infantil.
"Rainbow Net" foi produzida em colaboração com uma equipa de engenheiros (TIS & Partners) e arquitectos paisagistas (Takano Landscape Planning), e foi a primeira de uma série de esculturas lúdicas e interactivas.
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