A casa que o arquitecto japonês Kiyonori Kikutake (1928-2011) desenhou para si próprio em 1958 é o espelho dos princípios do movimento Metabolista de que é um dos fundadores.
Os metabolistas preconizavam a necessidade de um edifício estar preparado para sofrer mutações e evoluir conforme as necessidades de utilização.
Na "Sky House", os princípios metabolistas são aplicados à escala do agregado familiar e a casa foi sofrendo mutações ao longo do tempo (a primeira delas consistiu na construção de um quarto para as crianças sob o volume principal, que foi novamente demolido quando os filhos cresceram e saíram de casa dos pais).
O projecto inicial consistia num único volume em betão, de planta quadrangular com 10 metros de lado, elevado 4,5 metros por pilares localizados no eixo central de cada um dos lados com o objectivo de libertar de elementos estruturais os cantos do edifício.
A organização interior do espaço constitui uma reinterpretação da arquitectura tradicional japonesa com uma organização funcional flexivel onde os espaços de estar assumem uma posição central enquando as áreas de serviço se localizam nas áreas periféricas.
fonte: socks studio
Outros artigos sobre arquitectura neste blog:
- Um apartamento minimalista em Paris | arquitectura de Betillon Dorval-Bory
- Guesthouse em Dutchess County, Nova Iorque | arquitectura de Allied Works
- A melhor casa do mundo é portuguesa
- Casa Pohutukawa | Arquitectura de Herbst Architects
- Estranhas Invenções | a Casa Esférica de John William Ludowici
Sem comentários:
Enviar um comentário