Pages

Pages - Menu

Wakeboard iluminado com LED's | fotografia de Patrick Rochon

Wakeboard LED's - fotografia de Patrick Rochon

O fotógrafo Patrick Rochon tem vindo a aperfeiçoar, desde 1992, a sua própria técnica de "pintura com luz", tendo-se declarado cinco anos mais tarde "light painter" a tempo inteiro (segundo a lenda, a bordo de um voo para Tóquio).

Recentemente, Patrick concorreu a um concurso de fotografia promovido pela Red Bull (o Red Bull illume) com esta belíssima série de fotografias de longa exposição onde se podem ver os wakeboarders Mike Dowdy, Adam Errington, e Dallas Friday em acção nocturna, com a particularidade de usarem pranchas "artilhadas" com LED's coloridos.

Não percam o vídeo que documenta o processo:

Hong Kong a olhar para o céu | Fotografia de Romain Jacquet-Lagrèze

Hong Kong from below - Fotografia de Romain Jacquet-Lagrèze

"Vertical Horizon (Horizonte Vertical) é uma viagem fotográfica entre os edifícios de uma cidade em constante crescimento. Uma imersão pela profundidade dos ambientes da cidade e um registo visual da diversidade do ambiente construído."

É assim que o fotógrafo e artista gráfico francês Romain Jacquet-Lagreze descreve a série fotográfica "Vertical Horizon", recentemente editada em livro, que capta a imagem da cidade de Hong Kong do ponto de vista do cidadão comum - vista de baixo para cima.

Jacquet-Lagreze começou a interessar-se por fotografia num período da sua vida em que dividia o seu trabalho pelas cidades de Los Angeles e Tóquio. Já em Hong Kong, inspirado pelas geometrias da cidade, este interesse transformou-se em paixão.

O 'Grande Hotel' da Beira, Moçambique | documentário de Lotte Stoops

Grande Hotel da Beira, Moçambique - documentário de Lotte Stoops

Em 1955, foi inaugurado na província da Beira, em Moçambique, o Grande Hotel, uma imponente e luxuosa estrutura de 12 000 m2 que aspirava a ser a maior unidade hoteleira de África.
O projecto (da autoria do arquitecto José Porto) tinha como objectivo dinamizar o turismo em toda a região centro da então colónia portuguesa. No entanto, nunca teve o sucesso esperado e, após a independência, foi sendo progressivamente ocupado por milhares de refugiados de guerra.
Actualmente, apesar de se encontrar em ruína, o edifício é a morada de mais de 2500 moçambicanos.

Quase 60 anos após a construção, a realizadora belga Lotte Stoops revisitou o edifício para registar a situação actual.
O documentário "Grande Hotel", que esteve presente, entre outros nas selecções oficiais dos festivais de Cinema de Roterdão, no IndieLisboa, e no Arquitectura Film Festival em Santiago de Chile, contrapõe imagens da época de ouro do edifício com o testemunho da situação actual.

Tendo como ponto de partida o hotel, o filme acaba por ser também um retrato da cidade e da sua população, testemunhando o longo e turbulento caminho traçado desde o luxo das festas dos anos 50, até ao momento actual de reconstrução de um país que martirizado por anos de guerra.
Aqui fica o trailer:

Ilustrações a preto e branco | Nico Delort

Ilustração a preto e branco de Nico Delort

Eis uma selecção de alguns dos mais recentes trabalhos a preto e branco do ilustrador parisiense Nico Delort.

the 'Little People Project' | fotografia e intervenção urbana de Slinkachu


"Little People Project" by Slinkachu

O artista britânico Slinkachu tem vindo a desenvolver, desde 2006, um projecto artístico intitulado "Little People Project".
Usando figuras em miniatura, daquelas utilizadas pelos amantes de modelismo ferroviário, e objectos comuns como bolas de ténis, embalagens de fast-food, cascas de laranja ou pontas de cigarro, o autor encena e fotografa minúsculas cenas do quotidiano.

"Little People" tem simultâneamente a dimensão de projecto fotográfico e de instalação de arte urbana, uma vez que as encenações criadas por Slinkachu são deixadas nos locais onde são fotografadas.

"Estas cenas procuram recfletir a solidão e a melancolia de viver em uma cidade grande", afirma o autor.

A vida secreta dos super-heróis

Wonder Woman

Como será o dia a dia dos super-heróis da banda desenhada?
Como vivem os heróis mascarados do cinema quando não estão a salvar o mundo?

Em resposta a estas perguntas, o designer gráfico francês Grégorie Guillemin criou a série de ilustrações Secret Hero Life - Pop icons (A vida dos super-heróis) onde podemos ver personagens como o Super Homem, o Homem Aranha, a Mulher Maravilha, o Batman, a Catwoman, o Hulk e até a Branca de Neve em situações do dia a dia.

Num estilo Pop, que faz lembrar Roy Lichtenstein, Guillemin mostra o quotidiano dos super heróis representando-os em situações íntimas e mundanas como uma ida à casa de banho, uma pausa para um cigarro ou uma sandes, para a higiene pessoal ou mesmo para lidar com o incómodo de usar roupas tão justas...