Flyn Vibert | fotografia de moda sem Photoshop nem manipulação digital

Flyn Vibert - fotografia de moda sem Photoshop nem manipulação digital

"Sem Photoshop, sem retoques, sem manipulação na câmara escura. Apenas Fotografia."

É assim que o fotógrafo de moda britânico Flyn Vibert descreve o seu trabalho de pesquisa e experimentação constantes, no qual usa técnicas de iluminação e múltipla exposição pouco usuais na fotografia de moda "profissional" das últimas duas décadas.

"Interessa-me esbater a fronteira entre fantasia e realidade.
Numa época em que quase toda a gente pode tirar uma boa fotografia, a mim interessa-me o processo fotográfico em si. Não uso qualquer manipulação digital, nem retoco as minhas imagens. Tudo é físico. Artesanal."

"Para mim, é realmente evidente, que a vida deve ser vivida no limite.
Temos que pôr em prática a rebelião. Recusar ficar amarrados às regras, recusar o próprio sucesso, recusar repetirmo-nos e ver cada dia, cada ano, cada ideia como um verdadeiro desafio. Só assim viveremos na corda bamba."

O resultado é sempre imprevisível e surpreendente, como se pode ver nas imagens:

0 comentários:

Um parque de diversões feito em crochet | instalação de Toshiko Horiuchi-McAdam

Parque de Diversões em Crochet - instalação de Toshiko Horiuchi-McAdam

Desde os anos 70 que a japonesa Toshiko Horiuchi MacAdam tem vindo a desenvolver projectos artísticos que envolvem a utilização de técnicas e materiais têxteis, nomeadamente crochet, em obras de grandes dimensões que interagem com a arquitectura do espaço expositivo.

Mas foi na década de 90, durante a exposição da sua obra "Multiple Hammock No. 1" que uma pergunta inocente mudou o rumo sua do trabalho da artista: duas crianças aproximaram-se da artista e perguntaram-lhe se poderiam brincar na sua escultura, uma rede suspensa e colorida.

Toshiko concordou e ficou a observar com curiosidade a forma como a sua obra ganhava uma nova vida à medida que se ia deformando enquanto as crianças tentavam subir até ao topo.
Esta ideia, fruto do acaso, veio a determinar o caminho para o trabalho posterior da artista japonesa e, três anos mais tarde surgia "Rainbow Net" uma obra que destinava não só a ser exibida, mas também a ser utilizada como parque infantil.
"Rainbow Net" foi produzida em colaboração com uma equipa de engenheiros (TIS & Partners) e arquitectos paisagistas (Takano Landscape Planning), e foi a primeira de uma série de esculturas lúdicas e interactivas.

0 comentários:

a Banda Sonora Original de Django Unchained | um filme de Quentin Tarantino

Django Unchained - Original Soundtrack - Quentin Tarantino

É Natal, e foi precisamente hoje (25 de Dezembro de 2012) a data escolhida por Quentin Tarantino para a estreia mundial do seu mais recente filme, Django Unchained, protagonizado por Jamie Foxx, Christoph Waltz e Leonardo DiCaprio.

Django Unchained é a história de Django (Jamie Foxx), um escravo libertado que se associa ao Dr. Schultz (Christoph Waltz), seu antigo dono e caçador de recompensas profissional, na perseguição dos criminosos mais procurados do Sul dos Estados Unidos da América e na busca da sua esposa Broomhilda (Kerry Washington), de quem foi separado há muitos anos atrás.
Enquanto o filme não chega às salas de cinema nacionais, deixamos aqui a Banda Sonora Original, comentada por Mr. Tarantino "himself", que foi disponibilizada há uns dias no soundcloud.

Espero que gostem deste presente. Feliz Natal!

0 comentários:

Os filmes de Quentin Tarantino | posters de cinema minimalistas da Hexagonall

Filmes de Quentin Tarantino - posters de cinema minimalistas - Pulp Fiction
Pulp Fiction

A poucos dias da estreia mundial de Django Unchained, o novo filme de Quentin Tarantino, aproveitamos para fazer uma retrospectiva da filmografia do realizador através dos posters minimalistas da Hexagonall.

O estilo gráfico dos designers espanhóis fica muito bem na obra do realizador americano.

Edifício Chrysler feito com esparguete | Design de embalagem de Alex Creamer

Packaging Design - Chrysler Building by Alex Creamer




Alex Creamer, estudante de design na Universidade de Lancashire, em Inglaterra, criou um original design de embalagem para esparguete, inspirado num dos mais icónicos edifícios da cidade de Nova Iorque - o Chrysler Building.

A intenção foi dar todo o protagonismo ao produto (e não à embalagem propriamente dita), pelo que Alex propôs a colocação de um bloco rígido com a forma do topo do edifício na base da embalagem de cartão.
Este bloco funciona como negativo que "imprime" a conhecida forma do arranha-céus no esparguete.
O projecto de design foi galardoado com o segundo lugar nos premios Dieline e elogiado nos D&AD Student Awards, em 2010.

0 comentários:

Animais Selvagens | fotografia de Brad Wilson

fotografia de animais selvagens- Brad Wilson - zebra

A série fotográfica "Affinity", da autoria do fotógrafo norte americano Brad Wilson, apresenta uma série de retratos de animais selvagens fotografados em estúdio, longe do seu habitat natural.

Quando olhamos para as fotografias de "Affinity", os animais surgem-nos como indivíduos, com personalidade e características próprias, e não tanto como parte de uma espécie ou grupo.
O fundo negro descontextualiza-os do seu ambiente, centrando-se na essência daquilo que é a fotografia de retrato.
No vídeo da Doinel Gallery, publicado no final do artigo, Brad Wilson fala sobre o seu processo de trabalho, ilustrado por imagens das sessões fotográficas.

0 comentários:

Cadeira de betão inspirada em Le Corbusier | design de Stefan Zwicky

Cadeira de Betão / Cadeira de Concreto - Le Corbusier


O arquitecto suíço Stefan Zwicky criou uma versão muito especial da célebre cadeira LC2 (desenhada originalmente por Le Corbusier em 1928) onde, mantendo-se fiel à forma e proporções originais, substituiu os elementos estofados em pele por sólidos blocos de betão armado.

Uma belíssima homenagem ao fundador do movimento moderno.
Pode não ser tão confortável como a original, mas é muito fixe!

0 comentários:

City Hall | uma estação de Metro abandonada no centro de Nova Iorque

City Hall - estação de Metro abandonada em Nova Iorque

Uma das mais belas estações de Metro de Nova Iorque está encerrada desde 1945 e permanece ainda hoje como um dos tesouros subterrâneos da arquitectura da cidade.

Por ser construída numa troço da linha em curva bastante apertado, a estação de City Hall tornou-se obsoleta e foi desactivada nos anos 40, quando entraram em circulação novas carruagens mais compridas e com portas ao centro (o que deixava um espaço perigoso entre a porta e o limite do cais).

Só em Abril de 1995 a estação voltou a poder ser visitada quando reabriu ao público como parte do New York Transit Museum, que organiza visitas guiadas ocasionais àquele espaço e, em Novembro de 2009, foi considerada "uma das mais belas estações de metropolitano do mundo" pela revista Travel + Leisure.

0 comentários:

'Red Is Dead' | Renault provoca Ferrari após a vitória no campeonato de Fórmula 1

Red is Dead: Renault beats Ferrari in Formula One

Após a vitória da equipa Red Bull Racing no mundial de construtores de Fórmula 1 pelo segundo ano consecutivo, a marca francesa Renault (que constroi os motores dos monolugares da Red Bull) lançou uma campanha publicitária bem-humurada e provocadora para a sua rival italiana Ferrari:

Sob o lema "Red is Dead: Renault beats Ferrari in Formula One", foram lançados uma série de anúncios minimalistas que mostram, a amarelo, objectos tradicionalmente vermelhos como uma cabine telefónica, um carro de bombeiros ou uma garrafa de ketchup.
A campanha foi concebida pela agência parisiense Publicis Conseil e pode ser vista nas páginas dos jornais e revistas franceses.

Parabéns à Renault pelo título, imaginação e ousadia!

0 comentários:

Os carros voadores de Matthew Porter

Flying Cars - os carros voadores - manipulação fotografica digital de Matthew Porter

Parace a haver entre os artistas que se dedicam à manipulação fotográfica digital uma especial predilecção por pôr coisas a voar.

Depois das Casas voadoras de Laurent Chehere, o fotógrafo norte-americano Matthew Porter surge com a série "Flying Cars" que nos transporta para as perseguições automóveis do cinema americano dos anos 70 e de séries de televisão clássicas como "Os Três Dukes".

Nas versões de Matthew Porter os carros elevam-se a uma altura que deixa a imagem no limiar da credibilidade:
à primeira vista a imagem parece-nos real e somos levados a admirar a capacidade do fotógrafo para disparar a câmera no momento exacto. Porém, após um segundo olhar, os carros parecem "voar" demasiado alto para que a imagem seja verdadeira, levando-nos a questionar-se acerca daquilo que é real e daquilo que é criado artificialmente e de qual a linha entre a ficção e a realidade.

0 comentários:

Blogger Template by Clairvo