'Carpoolers' | Fotografia de Alejandro Cartagena

Carpoolers - Fotografia de Alejandro Cartagena


Nascido na República Dominicana em 1977, Alejandro Cartagena vive e trabalha como fotógrafo profissional na cidade de Monterrey, no México.

O seu trabalho aborda geralmente temáticas sociais, urbanas e ambientais sob a forma de retratos e paisagens, estando presente em várias colecções públicas e privadas no Canadá, Mexico, Brasil, Itália e Estados Unidos da América.

Numa das suas mais recentes séries fotográficas, "Carpoolers" de 2011, Alejandro retrata uma imagem recorrente da região onde vive:
As viagens matinais de operários mexicanos, do sector da construção ou outros trabalhos físicos semelhantes,que se deslocam para o emprego na traseira de carrinhas pick-up juntamente com ferramentas e materiais.
Fotografando a partir de passagens superiores sobre a estrada, capta momentos singulares da vida dura de trabalho.

Homens dormem, conversam, sonham.

1 comentários:

Origem e significado de 30 grandes marcas

origem do nome de grandes marcas - Lego
Lego
O nome surgiu a partir das palavras dinamarquesas "Leg Godt", que significam "brincar bem".



Um dos primeiros passos para abrir uma empresa é a escolha da designação que a mesma vai assumir.

É uma escolha difícil, pois qualquer empreendedor ambiciona registar uma marca cujo nome seja ao mesmo tempo significativo, suficientemente abstracto, e que fique na memória.

Como inspiração deixo aqui o significado e a origem dos nomes de 30 empresas bem conhecidas.

3 comentários:

Amor Electro cantam Mamonas Assassinas

Amor Electro | versão de música dos Mamonas Assassinas

Depois da avassaladora versão de "No Teu Poema" no programa "Juntos Pela Música", os Amor Electro revisitaram no passado dia 28 de Maio de 2012 a obra da banda brasileira Mamonas Assassinas, tragicamente desaparecidos num acidente de aviação em 1996.

Tudo aconteceu no programa de rádio semanal "Sem Palheta", conduzido por Joana Cruz na RFM.
Todas as segundas-feiras, a autora do programa convida diferentes artistas a fazer uma versão acústica de uma música que não seja deles.

Aos Amor Electro coube o desafio de reinterpretar o tema "Lá Vem o Alemão", dos Mamonas Assassinas.



0 comentários:

Arte na areia | Andres Amador

Sand Art / Arte na areia | Andres Amador

Andres Amador é um artista de São Francisco conhecido pelas suas efémeras obras de Arte na areia.

A sua obra tem a duração do ciclo lunar, realizado na lua cheia para maximizar a amplitude da maré. São desenhos orgânicos, geométricos e gigantescos nas praias californianas que desaparecem algumas horas depois de estar concluídos, persistindo apenas nos registos fotográficos produzidos pelo autor e pelos curiosos que assistem à sua execução.

Para Amador, uma das vantagens das suas intervenções é o facto de "não ter de limpar tudo no final e de poder voltar no dia seguinte e ter uma nova 'tela' em branco à sua disposição".

(vídeo no final do artigo)

0 comentários:

Fotografia de longa exposição | Narek Voskanian

Fotos Longa Exposição - Narek Voskanian

Narek Voskanian é um fotógrafo arménio que tem vindo a realizar uma série espectaculares de fotografias em longa exposição.

Num jogo de luz e sombras os retratos e naturezas mortas de Voskanian questionam o observador acerca daquilo que está para além da imagem. 

Em cenários obscuros, projecta luz controlada sobre os modelos em períodos de tempo de duração variável produzindo estas imagens inquietantes que não sofrem qualquer técnica de manipulação após o disparo da camera fotográfica.

1 comentários:

Swimming Pool | Instalação de Leandro Erlich

Leandro Erlich | Swimming Pool

"Swimming Pool" ("Piscina") é o título de uma instalação do artista contemporâneo argentino Leandro Erlich que esteve patente em 2009 no MoMA PS1, Museu de Arte Contemporânea em Nova Iorque.

Erlich criou uma réplica exacta de uma piscina com uma lâmina de acrílico transparente no topo, coberta por alguns centímetros de água.

Os visitantes podiam entrar no fundo da piscina e olhar para cima como se realmente estivessem submersos sob o olhar surpreso de quem, na sala de cima, observava um grupo de pessoas a caminhar debaixo de água.

0 comentários:

Fotografia de Arquitectura | Museu de Arte Moderna | Tel Aviv, Israel

Museu de Arte Moderna - Tel Aviv, Israel

A nova extenção do Museu de Arte Moderna de Tel Aviv em Israel, abriu ao público no passado mês de Novembro de 2012.

Localizado no centro do complexo cultural da cidade, o projecto da autoria do arquitecto norte americano Preston Scott Cohen, apresenta em toda a sua extensão torções subtis das superfícies geométricas que definem a imagem do edifício.

De acordo com o site do arquitecto, esta solução arquitectónica surgiu como uma forma de resolver os ângulos mais complicados decorrentes da forma irregular e da reduzida dimensão do terreno em função do programa proposto pela direcção do Museu.
As fotografias apresentadas neste artigo, são da autoria do fotógrafo brasileiro Pedro Kok com formação em arquitectura e urbanismo pela Universidade de São Paulo.
Kok, tem desenvolvido um interessante trabalho nas áreas da Fotografia e Videografia de Arquitectura, tendo trabalhos publicados em revistas brasileiras e internacionais, tais como: AU, Projeto, ARCDesign (BR), Domus (IT), ArchitectuurNL (NL), Okolo (CZ), Architectural Digest (RU).

1 comentários:

Arte Urbana | graffitis com animais de ROA

Arte Urbana | graffitis com animais de ROA

Eis alguns dos melhores trabalhos do artista belga ROA, mais uma das grandes referências mundiais ao nível da arte urbana. Os seus graffitis com representações de animais estão espalhados pelas rua de cidades como Barcelona, Berlim, Varsóvia, Cidade do México, Nova Iorque, e a sua cidade natal Ghent.

ROA confessa-se obcecado por animais.
Para ele, eles dizem muito mais acerca do mundo do que qualquer outra criatura.

As suas figuras buscam o detalhe anatómico preciso e representam frequentemente animais ferozes ou repugnantes, decapitados ou dissecados, desafiando, desta forma, o espectador que com elas se depara.
Para ROA os "orgãos internos são substâncias vitais e representam muito do simbolismo de que gosto! Pintores como Rembrandt representaram-nos muito antes de mim."

4 comentários:

Webdesign | 'Incredibox': Crie a sua própria beatbox

Incredibox - Webdesign / Design Multimédia

"Incredibox" é um projecto do estúdio de design audiovisual e multimédia francês So Far So Good em colaboração com o músico Incredible Polo que permite ao utilizador criar e gravar as suas próprias composições musicais, dirigindo um grupo de simpáticos beatboxers virtuais.

A primeira versão do projecto foi lançada em 2009, tendo ganho o prémio FWA (Favourite Website Awards), uma referência no que respeita a inovação ao nível do webdesign.

Recentemente (em Março de 2012) foi lançada a Versão 2 (em incredibox.com) com melhoramentos ao nível do design das personagens e do interface e com novos sons.
O quiosque multimédia da So Far So Good na exposição Design Map, na Cité du Design em Saint-Etienne, foi um dos mais populares do evento graças à apresentação desta nova versão.

Veja os vídeos de apresentação e se quiser criar a sua própria composição, visite o site da  incredibox.


0 comentários:

Fotografia Vintage | Storyville, o Red-Light District de New Orleans (E.U.A., 1912)

Fotografia Vintage | Storyville, the Red-Light District of New Orleans

Eis uma curiosa colecção de fotografias vintage a preto e branco: uma série de retratos das prostitutas de New Orleans (E.U.A.) que trabalhavam no bairro Storyville (o "Red Light District" daquela cidade) nos primeiros anos do século XX.

O autor é John Bellocq (1873 – 1949), um fotógrafo profissional norte-americano que exercia a sua actividade naquela cidade fotografando principalmente monumentos, navios e maquinaria sob encomenda de companhias locais.

Os negativos de "Storyville" estiveram perdidos por mais de 50 anos, e só em 1970 foram redescobertos por um jovem fotógrafo Lee Friedlander que os expôs no Museu de Arte Moderna em Manhattan e os publicou no livro "E.J. Bellocq Storyville Portraits" que imediatamente se transformou num clássico.

0 comentários:

Flash Mob | Desmaio colectivo nas ruas de cidade francesa

Tic Tac - Worst breath in the world - Flash Mob

A agência de publicidade francesa Ogilvy Mather Paris concebeu este divertido flash mob nas ruas da cidade francesa de Rouen no âmbito de uma campanha publicitária para a Tic Tac France.

Sob o título "O Pior hálito do mundo", O filme começa com a frase "Um hálito de doninha / hiena / chacal / raposa / cabra / cavalo pode causar mais danos do que você pensa", terminando com "Tic Tac. A pequena dose de diversão que refresca ".

Um transeunte pergunta indicações na rua. Quando a pessoa abordada responde, não só o seu interlocutor, como todos os habitantes da cidade desmaiam em simultâneo.
A mairia dos participantes neste flash mob foram cidadãos comuns da cidade de Rouen que aderiram à iniciativa, incluindo os jogadores da equipa local de basquetebol.

(veja também o falsh mob Música clássica no metro de Copenhaga)

2 comentários:

Read Your Book Case | design de Eva Alessandrini e Roberto Saporiti

Read Your Book Case - Eva Alessandrini e Roberto Saporiti

E se podesse ler o sítio onde guarda os seus livros?

Read Your Book Case é um sistema modular de estantes, com design de Eva Alessandrini e Roberto Saporiti para a marca italiana Saporiti.

A idéia é bastante simples, 37 módulos diferentes (correspondentes aos algarísmos e às letras do alfabeto) que podem ser combinados livremente.

Estes módulos, em madeira, estão disponíveis com acabamento em várias cores, em várias profundidades e a frase "Read Your Book Case" serve apenas como exemplo para as fotografias do catálogo, pois o sistema permite que os módulos sejam conjugados de forma a escrever aquilo que o comprador desejar.

0 comentários:

Desenhos a lápis de carvão | o hiper-realismo de Paul Cadden

Desenhos a lápis de carvão | o hiper-realismo de Paul Cadden

Estes assombrosos retratos não são fotografias a preto e branco, mas sim o resultado de centenas de horas de trabalho do artista escocês Paul Cadden.

Tratam-se de desenhos hiper-realistas a lápis de carvão, que Cadden trabalha a partir de fotografias ou fotogramas de vídeo.

Segundo o artista, "Apesar dos desenhos e pinturas que faço serem baseados em fotografias, fotogramas, etc , a ideia é ir além das fotografias (...) e criar uma imagem muito mais subtil e complexa. A imagem virtual torna-se uma imagem viva, uma intensificação da normalidade."

Cadden acredita que o seu trabalho vai para além da realidade, acrescentando-lhe detalhes e significados que não existem, ou não são normalmente captados pela visão humana.

2 comentários:

Moto eléctrica inspirada em design dos anos 70


O atelier de design Art-Tic Barcelona desenvolveu recentemente o projecto Ossa Monocasco Racing, uma motocicleta de motor eléctrico e design minimalista inspirada numa famosa moto espanhola dos anos 70: a OSSA Monocasco de Santiago Herrero.

Moto - Ossa Monocasco Racing
Ainda em fase de projecto, esta moto de design estilizado é uma homenagem ao modelo de 250cc., com o mesmo nome, produzido nos anos 70 pela fábrica catalã OSSA, com o qual o piloto espanhol Santiago Herrero participou em vários grandes prémios do campeonato do Mundo.


Herrero venceu vários grandes prémios (entre os quais o de Le Mans em 1969 e da Joguslávia em 1970) e acabou por falecer na sequência de um acidente no circuito da Ilha de Man em 1970.

A nova Ossa, tem como particularidade o facto de (ao contrário da original) usar um motor de propulsão electrica e as suas linhas elegantes prometem fazer furor nas ruas da magnífica cidade de Barcelona.

0 comentários:

Paris versus New York

o visual
o visual


O título do blog Paris versus New York não deixa grandes dúvidas quanto à sua temática.

O seu autor, o designer gráfico francês Vahram Muratyan, tem vindo a publicar desde Outubro de 2010 uma série de ilustrações minimalistas que põem em evidência as diferenças culturais destas duas capitais.

Desde a moda, à cultura, passando pelo cinema e por aspectos do quotidiano tais como o pequeno almoço, as pragas urbanas ou a imagem das duas cidades, vários assuntos são abordados de uma forma observadora e criativa.

As gravuras estão à venda no site e foram também publicadas em livro pela Penguin Books.
Café expresso ou americano?

1 comentários:

Filmes com cores no título

E.E.Seitz - Color Reel


E.E.Seitz é um animador e montador freelancer, actualmente a viver em Atlanta, nos Estados Unidos da América que tem vindo percorrer a história do cinema através de um conjunto de criativas animações baseadas em títulos de filmes (das quais já publicámos anteriormente a ABCinema).

Desta vez, o tema são filmes cujo título tenha referência a cores.

Conseguem reconhecer os filmes retratados neste vídeo? E quantos deles já viram?


0 comentários:

Arte Urbana | As paredes de Lego de Jan Vormann

Lego - Dispatchwork - Jan Vormann
Arnsberg, Alemanha

O artista alemão Jan Vormann é o fundador do movimento de arte urbana Dispatchwork.

De uma forma irónica, e divertida, Jan tem vindo a preencher com coloridas peças de Lego fendas e buracos de paredes deterioradas ou em ruínas de cidades um pouco por todo o mundo.
Desde 2007 que o artista tem vindo as promover estas acções de intervenção urbana nos lugares por onde tem viajado, contando com a ajuda de um número cada vez maior voluntários locais.

Uma excelente forma de chamar a atenção para a degradação das nossas cidades.

4 comentários:

A revolução dos códigos de barras

códigos de barras originais


Um código de barras é uma representação gráfica de um código numérico (ou alfanumérico) destinada a ser lida por um scanner de luz infra-vermelha.
No entanto, tecnologicamente não há nada que imponha que estas peças gráficas terão de ser os rectângulos sem graça que nos habituámos a ver na generalidade dos produtos que compramos.

Foi com base nesta premissa que um grupo de designers japoneses decidiu criar a Bar Code Revolution, uma equipa que se propôs revolucionar a apresentação dos (até então) enfadonhos códigos de barras.
Depois de um estudo detalhado da tecnologia, criaram um processo que permitiu integrar elementos de design no código de uma forma que mantém sempre presente a sequência de barras e a informação numérica de forma legível.

Em 2005, este projecto foi premiado na categoria de Design de Comunicação do concurso "Good Design Award" e, desde então, tem sido responsável pelo design dos códigos de barras de algumas das maiores empresas japonesas.

2 comentários:

Posters de Cinema de Tom Whalen

Posters de Cinema - Tom Whalen
Robot Earth 30 09


O cinema continua a ser uma fonte inesgotável de inspiração para designers gráficos e ilustradores de todo o mundo.

Hoje apresentamos os posters em estilo "retro" que o norte-americano Tom Wallen tem criado a partir de alguns dos mais populares filmes da história do cinema.
O número limitado de cores (como se fossem executados em impressão offset), as formas minimalistas e estilizadas e a dinâmica das composições são as suas imagens de marca.

2 comentários:

Anthony Bourdain lança Dead Combo para o top10 do iTunes

Dead Combo - Antony Bourdain


Na semana passada, foi para o ar nos Estados Unidos o episódio do programa "No Reservations" do provocativo e politacamente incorrecto chef Antony Bourdain recentemente gravado em Lisboa que apresenta como música de fundo partes de uma actuação ao vivo dos Dead Combo.

Como resultado esta banda portuguesa viu 3 dos seus álbuns saltar para o top 10 norte-americano de discos de músicas do mundo mais vendidos na loja online do iTunes:
Os dois primeiros álbuns “Vol. 1” e “Vol. 2 - Quando a Alma Não É Pequena”, surgem em segundo e em quarto lugar, respectivamente, enquanto que o disco ao vivo “Live at Hot Club” está na décima posição da tabela de vendas.

O episódio, que aqui partilhamos, está já disponível no YouTube e poderá brevemente ser visto nos canais portugueses Sic Radical e 24Kitchen e no Discovery Travel & Living brasileiro.


0 comentários:

Retratos a P&B de Betina La Plante

Betina La Plante - retratos

"Mãe a tempo inteiro. Fotógrafa ocasional".
É assim que Betina La Plante se descreve no seu site profissional.

Nascida em Buenos Aires, estudou em Londres e em Roma, vive na Califórnia, Estados Unidos da América e antes de se dedicar inteiramente à sua paixão de infância - a Fotografia - trabalhou como produtora de televisão durante vários anos.

Actualmente trabalha como freelancer, tendo no seu portfólio retratos a preto e branco de personalidades como Terence Stamp, Nickolas Grace, Herbert Kretzmer, Alan Parker, Peter Mayle, Frank Lowe e Carolyn Murphy.

0 comentários:

Bernardo Sassetti (1970-2012)

0 comentários:

15 copos e canecas originais

design criativo
Caneca nariz de palhaço
para começar o dia fazendo alguém rir
(atypyk)

Para começar o dia de forma divertida, para sorrir no local de trabalho ou receber convidados de uma forma original e sofisticada

Eis 15 copos, canecas e chávenas de design original que encontrámos na rede.

(as fontes de cada imagem estão indicadas por baixo da descrição de cada uma)

1 comentários:

Os surdos também falam português | campanha publicitária da FPAS

Os surdos também falam português - Federação Portuguesa das Associações de Surdos


"Os surdos também falam português" é o slogan da mais recente campanha publicitária da FPAS (Federação Portuguesa das Associações de Surdos) da autoria da agência criativa YoungAD.

A campanha "pretende alertar a população portuguesa para a necessidade de existir uma aprendizagem efetiva da Língua Gestual Portuguesa, permitindo a emancipação dos direitos da Pessoa Surda em sociedade" e realça o "paralelismo entre as letras do alfabeto gestual e alguns símbolos que a comunidade ‘ouvinte’ utiliza no seu quotidiano.

O principal objetivo é transferir para a opinião pública a ideia de que a Língua Gestual Portuguesa é simples e pode ser aprendida por todos, tem é de existir essa vontade e consciência."

Inteligente, criativo e eficaz.

0 comentários:

Retratos em arame | escultura de Seung Mo Park

Seung Mo Park


À primeira vista, as obras do artista sul-coreano Seung Mo Park assemelham-se a detalhados desenhos a carvão ou a grafite, mas, na realidade, tratam-se de esculturas realizadas com fios de arame em aço inoxidável.

Park, sobrepõe camada após camada de finas malhas de arame, criando um jogo de sombras e transparência que resulta nestes esplêndidos retratos femininos tridimensionais.

(veja o vídeo no final do artigo que mostra um pouco do processo de trabalho do artista)

0 comentários:

Numa Janela | fotografia de Julio Bittencourt

In a Window of Prestes Maia 911 Building - Julio Bittencourt

Julio Bittencourt é um fotojornalista brasileiro autor do avassalador trabalho "In a Window of Prestes Maia 911 Building", publicado em livro em 2009.

Situado no centro de S. Paulo, o edifício Prestes Maia 911, de 22 andares constitui uma das maiores ocupações ilegais de todo o mundo.
O edifício, que estava abandonado há mais de 15 anos, é agora o lar de centenas de famílias que foram ali realojadas em 2002 no âmbito de uma iniciativa de uma organização com fins humanitários.
Foi no momento da ocupação que Bittencourt fotografou a instalação dos novos habitantes olhando pela janela da sua nova casa.

Imagens de esperança e humanidade num trabalho que, segundo o autor "tem como objectivo mostrar a importância da comunicação através das janelas, a dignidade das pessoas que sobrevivem por trás delas e a decadência de um sistema que não integra os seus habitantes em sociedade."

1 comentários:

Música clássica no metro de Copenhaga

música clássica no metro de Copenhaga

No passado mês de Abril de 2012, a Orquestra Filarmónica de Copenhaga surpreendeu os passageiros do metropolitano da capital dinamarquesa com um inesperado concerto de música clássica a bordo de uma das carruagens em plena hora de ponta.

Misturados, e incógnitos, entre os passageiros de todos os dias, os músicos apenas revelaram a sua identidade na hora de interpretarem um excerto da peça "Peer Gynt" de Grieg que foi gravada ao vivo pela estação de rádio dinamarquesa Radio Klassisk, como parte de uma campanha publicitária.

Uma forma diferente e inspiradora de começar o dia!

1 comentários:

'Totems' dos tempos modernos | fotografia de Alain Delorme

Totems - fotografia de Alain Delorme


A série "Totems" do fotografo francês Alain Delorme "mergulha-nos no núcleo da China contemporânea e da sua complexidade.
Sob o céu azul da colorida cidade de Xangai, homens carregam pela cidade inacreditáveis 'pilhas' dos mais variados objectos.
Estas colunas precárias feitas de papelão ou cadeiras aparecem como novos totems novos de uma sociedade em completa transformação, que é tanto uma fábrica para o mundo como um novo El Dorado da economia de mercado "

Delorme, nacido em 1979, vive e trabalha em Paris e é licenciado em Fotografia pela universidade de Paris.

0 comentários:

Super-Heróis abstractos de Arian Noveir

Super heróis -  Super Homem
Super Homem

Arian Noveir é um designer gráfico, webdesigner e fotógrafo francês, criador destes deslumbrantes cartazes que representam alguns dos mais famosos super-heróis da cultura popular americana.

Estes retratos são produzidos digitalmente usando uma técnica mista de stencils vectoriais com "pinceladas" de tinta criadas no Photoshop num resultado assombroso de abstracção e detalhe.
Após a realização destes trabalhos, Arian foi contactado pela Marvel.

Qual o seu super-herói favorito?

0 comentários:

Arte sobre caixas de papelão | pintura de Evol

Arte sobre papelão | pintura de Evol

Eis alguns dos trabalhos de pintura que o artista alemão Evol tem vindo a desenvolver sobre vulgares caixas de pepelão.

Estas paisagens urbanas primam pelo detalhe, pelo realismo do jogo de sombras e são realizadas recorrendo à técnica de pintura com spray sobre stencils.

Evol é ainda conhecido pelos seus trabalhos em espaços exteriores, onde tem pintado com o mesmo realismo elementos de mobiliário urbano num desconcertante jogo de escalas.

(para um próximo artigo)

0 comentários:

Casa Pohutukawa | Arquitectura de Herbst Architects

Pohutukawa house| HERBST Architects

A casa Pohutukawa é um projecto de arquitectura do atelier neo-zelandês Herbst Architects, situada nos limites da floresta  de Piha na Nova Zelândia.

Perfeitamente integrada num bosque de Pohutukawas (as árvores que rodeiam a casa e que lhe dão o nome), esta construção faz uso da madeira como principal material de construção.

Lance Herbst afirma que o facto de remover algumas árvores para a construção do edifício, exigiu uma resposta do mesmo... uma espécie de tentativa do edifício para reconhecer as árvores que foram removidas.

Todas as fotografias deste artigo são da autoria de Patrick Reynolds.

0 comentários:

Arte Urbana | imagens de Guerrilla Crochet

Arte Urbana | Guerrilla Crochet


Há muito tempo que o crochet deixou de ser coisa de avózinhas e que a arte urbana vai muito para além do grafitti.

O Gerrilla Crochet tem cada vez mais adeptos.
Árvores, monumentos, estátuas, mobiliário urbano, sinais de trânsito, veículos e muito mais têm vindo a ser vestidos de forma festiva, e muitas vezes irónica, por artistas um pouco por todo o mundo.
Deixamos aqui alguns coloridos exemplos desta forma de arte.

0 comentários:

Blogger Template by Clairvo