Hoje regressamos ao tema do hiper-realismo, visitando algumas das obras de Roberto Bernardi, um dos nomes grandes deste movimento artístico na actualidade.
As pinturas de Bernardi parecem de tal forma "reais" que nos levam muitas vezes a questionar se não estaremos de facto perante uma fotografia.
Na verdade, o hiper-realismo tem como intenção ir além da "reprodução fotográfica", de ser mais real que a própria realidade, com uma maior minúcia nos pormenores e uma definição geral da imagem que geralmente não é captada nos registos fotográficos nem tão pouco pelo olhar humano.
Roberto Bernardi nasceu em Todi, na Itália em 1974 e começou a pintar ainda nos anos 80.
A sua técnica de pintura foi evoluindo de uma forma crescente ao longo dos anos no sentido do perfeccionismo que os seus trabalhos apresentam na actualidade.
Sucessivas camadas de tinta de óleo e verniz vão sendo aplicadas em sobreposição, formando cenas quotidianas contemporâneas onde objectos de produção em massa, como tachos e panelas em inox, jornais e revistas, ou os mais variados tipos de embalagem, são representados (incluindo as latas de sopa da "Campbell's" que inspiraram Andy Warwool nos anos 60).
fonte: boredpanda
Riqueza de detalhes...incrível!
ResponderEliminarIncrível!
ResponderEliminarComo conseguem tanta perfeição ao retratarem a luz e a sombra, estes pintores realistas? Tenho a impressão que assim como o bom cantor tem bons ouvidos o pintor realista enxerga mais que o normal.
Abçs