'Paradise Parking' | fotografia de Peter Lippmann

Paradise Parking - fotografia de Peter Lippmann

Peter Lippmann é um fotógrafo norte-americano (nascido em Nova Iorque, em 1956) radicado em Paris.
Especializado em fotografia de naturezas mortas (mas também com trabalhos nas áreas de retrato e paisagem), tem fotografado para marcas como Cartier, Christian Louboutin e Audemars Piquet e visto o seu trabalho com frequência nas páginas da Vogue, NewYorkTimes e Le Figaro.

Na série "Paradise Parking", Lippmann viajou pelo campo em busca de velhos carros abandonados que com o passar do tempo se têm vindo a fundir com a paisagem natural, como se dela fizessem parte desde sempre.
Tratam-se de modelos de veículos que atravessam a história automóvel, e todo o século XX, que o fotógrafo captou nestas impressionantes imagens que, por incrível que pareça, não têm qualquer manipulação fotográfica.
O projecto, que foi levado a cabo ao longo de dois anos, será brevemente publicado em livro e esteve exposto na Galeria Sophie Maree em Amsterdão

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Esculturas em Papel de Matthew Shlian

Esculturas em Papel - origami - Matthew Shlian

Eis as extraordinárias esculturas em papel do artista norte-americano Matthew Shlian.

Matthew tem desenvolvido uma série de trabalhos de investigação envolvendo a dobragem de papel, com aplicações práticas nas áreas de design de embalagem, livros de arte e outros suportes impressos.
Segundo o artista, o importante na concepção de cada obra é a descoberta da geometria que a compõe.
"Se soubesse à partida qual viria a ser a forma final da obra, não valeria a pena produzi-la."


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'O Homem e o Oceano' | fotografia a preto e branco de Martin Stavars

O Homem e o Oceano - fotografia a preto e branco de Martin Stavars

O fotógrafo polaco Martin Stavars é conhecido pelo seu trabalho a preto e branco onde tem dedicado especial atenção ao tema da paisagem urbana.
(já aqui apresentámos algumas das suas fotos da cidade de Shangai)

Na série "The Man and the Sea", Stavars deixa-se. no entanto, inspirar por paisagens que estão nos antípodas dos seus temas mais habituais:
Em composições despojadas de artifícios, a presença da figura humana dialoga com o oceano na imensidão da paisagem das costas de Portugal, Inglaterra e Polónia.
A diversidade do locais onde as fotografias foram captadas entre 2007 e 2009, não compromete a unidade da série. Pelo contrário, dá-lhe um novo significado: o Oceano e o Homem como entidades universais.

Martin Stavars nasceu em 1981, na Polónia onde trabalha como fotógrafo. Em 2011 foi considerado "Fotógrafo de Arquitectura do Ano" nos International Photography Awards, em Nova Iorque.

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Ar enlatado da sua cidade favorita | Kirill Rudenko

Ar em lata da sua cidade favorita - Kirill Rudenko
O fotógrafo checo Kirill Rudenko desenvolveu um curioso produto que se apresenta como uma alternativa económica, e "100% orgânica", de sentir a atmosfera da sua cidade favorita.

Para matar saudades da sua cidade predilecta ou para sentir o ambiente de um lugar onde nunca esteve, Kiril dispinibiliza latas de 375ml de ar fresco de cidades famosas como Nova Iorque, Paris, Praga, Singapura, Riga e Berlim.

Com um design de embalagem cuidado e bem humurado (as latas de Ar de Paris contêm o aviso "ATENÇÃO! Poderá conter vestígios de  liberté, égalité e fraternité ") este curioso é apresentado com descrições detalhadas e profissionais na loja online Etsy, onde pode ser encomendado por 9,99 USD.

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Arte com parafusos | retratos de Andrew Meyers

Arte com parafusos - retratos de Andrew Meyers

O escultor Andrew Meyers nasceu na alemanha, na cidade de Braunshwei, cresceu em Ciudad Real, Espanha, e estudou no Instituto de Artes do Sul da Califórnia nos Estados Unidos da América, onde vive actualmente.
O seu trabalho é essencialmente figurativo, centrado na figura humana, e mistura todo o tipo de materiais contemporâneos para criar composições clássicas inspiradas na arte e cultura europeias.

Em cada obra da série "Screw Art", Andrew Meyers aplicou, sobre um painel de madeira coberto por recortes de páginas de listas telefónicas, mais de 7.000 parafusos criando assim estes fabulosos retratos tridimensionais.

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Faceless LED Watch | design de Hironau Tsuboi

Faceless LED Watch - Hironau Tsuboi

O designer japonês Hironao Tsuboi nasceu em Tóquio, em 1980, e licenciou-se em Design na Universidade de Artes de Tama (Japão) em 2004.

Desde o início da sua actividade que Tsuboi se tem vindo a especializar em design de produtos de uso quotidiano conferindo-lhes o seu estilo muito próprio, minimalista e sofisticado.

No Faceless LED Watch a idéia não poderia ter sido mais simples: Hironao Tsuboi suprimiu o mostrador do relógio e incorporou LED's vermelhos na própria bracelete metálica que formam os algarismos que indicam as horas e minutos.

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Esculturas criativas feitas com comida | Dan Cretu

Esculturas criativas feitas com comida

Dan Cretu é um artista visual e fotógrafo romeno que usa comida e objectos do quotidiano para fazer invulgares esculturas recriando objectos comuns de uma forma original.

Desde laranjas que se transformam em sapatos de ténis, a câmaras fotográficas feitas de vegetais ou tabletes de chocolate feitas com teclas de computador, a imaginação de Dan Cretu parece não ter limites.
E ainda há quem diga que não se deve brincar com a comida...

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the Coca-Cola Beatbox | um instrumento musical gigante nos Jogos Olímpicos de Londres

the Coca-Cola Beatbox - Jogos Olímpicos de Londres

No âmbito da campanha publicitária da Coca-Cola para os Jogos Olímpicos que hoje terminam, a marca americana criou um pavilhão interactivo que é, na realidade, um gigante instrumento musical que pode ser "tocado" por aqueles que o visitam.

O the Coca-Cola Beatbox, da autoria dos arquitectos Pernilla & Asif, propõe uma experiência multi-sensorial aos seus visitantes convidando-os a interagir com o próprio edifício de forma a criar remisturas do tema "Move to the Beat" de Mark Ronson, a música oficial da campanha (video no final do artigo).
A estrutura é composta por 200 elementos (vermelhos e brancos, as cores da marca) munidos de sensores que controlam "samples" de sons gravados durante a actividade de vários atletas olímpicos (tais como batimentos cardíacos, saltos de ginastas, partidas de ténis de mesa ou passos de corrida) que são usados no ritmo da música.
No topo do edifício, pode-se desfrutar de uma vista privilegiada sobre o Estádio Olímpico e sua envolvente.

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A Luz na pintura de Philip Barlow

Luz na pintura de Philip Barlow

O artista sul-africano Philip Barlow entende a sua pintura como uma experiência espiritual onde "as figuras e paisagens como portadores e reflectores da luz que sobre elas incide".

A Luz é para Barlow o tema principal da sua obra.
Na realidade luz não existe como elemento visível para o ser humano enquanto não for reflectida por uma superfície e Philip Barlow domina, na sua pintura, este conceito como poucos.
Os temas retratados aparecem-nos desfocados e sem pormenor deixando todo o protagonismo para as gradações de cor e para os contrastes que os "iluminam". Assombroso!

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Star Wars Identities | ilustração de Louis Hébert

Star Wars Identities by Louis Hébert - C-3PO
C-3PO


35 anos depois da estreia, em 1977, do primeiro filme da saga Star Wars, as personagens deste universo continuam a ser um dos produtos de marketing mais bem sucedidos da história do cinema e referências incontornáveis da cultura popular.

Star Wars Identities é uma exposição interactiva criada pela produtora canadiana X3, em colaboração com a Lucasfilm, que reúne uma colecção impressionante da adereços, modelos, figurinos e material gráfico dos seis filmes da série Guerra das Estrelas.

Louis Hébert, da agência Bleublancrouge de Montreal foi o responsável pela criação da identidade visual da exposição, da qual fazem parte estes extraordinários cartazes que apresentam como elemento principal retratos das principais personagens da mitologia Star Wars criados a partir de elementos bem reconhecíveis que ajudam a definir a identidade de cada um deles.
Vale a pena olhar com mais atenção para todos os pormenores de cada um destes trabalhos e tentar identificar os vários níveis de leitura.

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Retratos a preto e branco | fotografia de viagem de Alessandro Neri

Retratos a preto e branco - fotografia de viagem - Alessandro Neri

Alessandro Neri é um fotógrafo italiano de 41 anos, a viver na Tuscânia.

O seu trabalho fotográfico, quase sempre a preto e branco, tem dois temas preferenciais - o retrato e a paisagem urbana - e, segundo Neri, "procura o encontro com o quotidiano e a humanidade que anima os lugares" que tem vindo a conhecer nas suas viagens.

Deixamos aqui uma selecção de fotografias tirada em lugares como a India, Marrocos, Indocina, Nova Iorque e a sua Tuscânia natal.

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20 designs de embalagem criativos para produtos alimentares

design de embalagem - food packaging design - Milk Cocktail by Joe
Milk Cocktail by Joe

O design de embalagem (packaging design) tem como objectivo principal fazer com que um determinado produto se distinga nas monótonas prateleiras dos supermercados, fazendo com que o consumidor escolha um artigo em relação aos seus concorrentes (que muitas vezes têm características similares tanto em sabor como em qualidade).

Eis aqui uma selecção das mais originais embalagens de produtos alimentares encontradas na rede. Fantásticos exemplos de originalidade e excelente design.

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Citroën Karin | design futurista dos anos 80

citroen karin

Eis um pedaço de história do design automóvel: o Citroën Karin, um concept car futurista apresentado pela marca francesa no Salão de Paris em 1980.

Sem novidades para apresentar no certame daquele ano, a Citroën desafiou o designer Trevor Fiore a criar um modelo conceptual apenas para exposição.
O resultado foi o revolucionário Karin, um automóvel de linhas futuristas e forma piramidal concebido para três ocupantes dispostos de forma pouco usual (o condutor assumia uma posição central ligeiramente avançada em relação aos dois passageiros).
A marca defendia que esta distribuição inovadora ajudava a tornar o modelo mais equilibrado, uma vez que quando o condutor viajava sozinho o seu peso ficaria mais próximo do centro de gravidade do veículo.

O Citroën Karin não passou da fase de protótipo para exposição (na realidade não tinha um motor funcional que permitisse ser conduzido), mas o seu design revolucionário é, sem dúvida, um marco e uma fonte de inspiração ainda hoje.

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Versões alternativas do logótipo olímpico | design de Gustavo Sousa

infográfico - logótipo jogos olímpicos - Gustavo Sousa

Já aqui falámos do significado dos anéis olímpicos (no artigo recentemente publicado sobre os Logótipos dos Jogos).

Criados pelo Barão Pierre de Coubertin, em 1913, os anéis entrelaçados representam a união dos cinco continentes, representados cada um por uma cor (a Europa pelo azul, a Ásia pelo amarelo, a África pelo preto, a Oceânia pelo verde e as Américas pelo vermelho).

Recentemente, o designer brasileiro Gustavo Sousa criou uma série de versões alternativas do famoso logótipo pondo em evidência uma série de desigualdades estatísticas entre os cinco continentes e questões sociais do mundo actual.
O projecto denominado oceaniaeuropeamericasafricaasia inclui um total de 16 versões do logo (uma por cada dia de olimpíadas) que nos fazem reflectir sobra a nossa realidade.
Citando Gustavo Sousa: "Os anéis representam a competição saudável e a união, mas o mundo não é perfeito. Compreender as diferenças talvez seja o primeiro passo para tentar fazer as coisas mais iguais."

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'Emergent Behavior' | fotografia de Thomas Jackson

Thomas Jackson - Emergent Behavior

Thomas Jackson é um fotógrafo nova-iorquino, a viver em Brooklyn.
Apesar de não descartar o uso da manipulação digital em Photoshop, Thomas não deixa que esta ferramenta dite as regras do seu processo criativo e cria as suas composições abstractas directamente na câmara fotográfica.

Na série "Emergent Behavior", inspirada nos sistemas auto-organizadores na natureza, objectos do quotidiano (tais como copos e pratos de plástico, post-it's ou folhas secas) são representados de forma escultórica como se se tratassem de enxames de insectos ou de outras formas de vida.

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Arte urbana | WK interact cria mural para celebrar o 40º aniversário da TBWA

WK interact vs TBWA - Arte Urbana

Por ocasião do seu 40º aniversário a agência de publicidade TBWA convidou o artista francês WK Interact a criar um mural de grandes dimensões (cerca de 2,5 x 10,0 m) utilizando algum do melhor material produzido pela agência ao longo dos seus (primeiros) quarenta anos.

O artista pegou em cartazes de algumas das campanhas publicitárias mais célebres da agência (Absolut vodka, o anúncio televisivo da Apple em 1984 para o Super Bowl, a primeira campanha do partido ANC de Nelson Mandela, entre outras) e, com o auxílio de dois assistentes, criou uma obra soberba que está agora em exposição nos escritórios da TBWA em Nova Iorque.
Todo o processo de criação da obra foi registado pelos realizadores Brandon LaGanke e John Carlucci.
Eis o vídeo:


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