DESTAQUES

Infográfico | Todos os logótipos dos Jogos Olímpicos

logótipos - Jogos Olimpicos - infográfico

No dia em que começam as XXX Olimpíadas da era moderna, eis uma boa oportunidade para partilhar este curioso infográfico que resume a história dos Jogos Olímpicos através dos seus logótipos.

Desde a sua primeira edição em 1896, que o design esteve ao serviço do evento na criação da sua imagem institucional.
Com excepção da edição de 1900, em Paris, que não contou com um logo oficial, os jogos começaram por ter a sua imagem impressa em cartazes de formato rectangular.
A partir de 1928 começaram a ser adoptados logótipos próprios para cada uma das edições acompanhando as tendências estéticas e movimentos artísticos dominantes em cada época.

A título de curiosidade, o logótipo genérico com os cinco anéis olímpicos foi idéia do Barão Pierre de Coubertin, em 1913.
Os anéis entrelaçados representam a união dos cinco continentes (Europa representada pelo azul, a Ásia pelo amarelo, a África pelo preto, a Oceânia pelo verde e as Américas pelo vermelho) e o encontro de todos os atletas do mundo nos Jogos Olímpicos.
Pelo menos uma das seis cores presentes (azul, amarelo, preto, verde e vermelho dos anéis, e o branco do fundo), está presente na bandeira de cada um dos países filiados ao COI (Comite Olímpico Internacional), criado em 23 de junho de 1894 pelo próprio Pierre de Coubertin

logótipos - Jogos Olimpicos - infográfico
logótipos - Jogos Olimpicos - infográfico
logótipos - Jogos Olimpicos - infográfico
logótipos - Jogos Olimpicos - infográfico

fontes: exame.abril | aletp

partilhar este artigo:


Outros artigos sobre LOGÓTIPOS:

0 comentários:

Blogger Template by Clairvo